O Brasil tem agora uma data oficial para celebrar uma personalidade querida por todos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da União traz a sanção do presidente Lula (PT) à lei que estabelece 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé.

Nesse dia, em 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, na partida entre o Santos e o Vasco da Gama, em um Maracanã lotado.

Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, o mais famoso camisa 10 da história do futebol mundial, Pelé faleceu em dezembro de 2022.  

O milésimo gol 

Em uma noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, mais de 65 mil pessoas estavam no Maracanã.  Era um dia histórico.

Vasco e Santos empatavam em 1×1.  Uma mistura de ansiedade e excitação pairava no ar. Todos os olhares estavam voltados para um homem, um jovem que já havia conquistado o coração de milhões com sua genialidade em campo. 

Pelé, o rei do futebol, estava a um passo de alcançar um feito que poucos ousavam sonhar: seu milésimo gol.

Aos 34 minutos do segundo tempo, o juiz marcou um pênalti, sofrido pelo próprio Pelé.  Ele mesmo se encarregou de bater. 

Deu três passos, uma paradinha e, com o pé direito, colocou a bola com um chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro. Andrada ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou o gol mil do Rei.

Comemoração de Rei

O Maracanã explodiu em festa. Pelé não comemorou o gol com o tradicional soco no ar.  Cercado pelos microfones da imprensa, pediu às autoridades para não esquecerem das crianças, das pessoas pobres e dos idosos.

“Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado”, disse o Rei.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.