Sancionada nesta quarta-feira (3), a Política Distrital Vinícius Jr, cria um Grupo de Trabalho (GT) para a proposição de medidas contra o racismo nos estádios. Ainda nesta quarta-feira, o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou a medida.

Entre os objetivos do colegiado, está o estudo de ações que visem a ampliação do combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas.

Grupo de Trabalho

Os membros do Grupo de Trabalho serão designados por uma Portaria específica, ainda não divulgada, e criarão um plano de ação. Além disso, o grupo vai monitorar diariamente a prática e a eficácia das ações.

Em vista do número de episódios de racismo sofridos pelo jogador Vinícius Jr nos estádios da Espanha, o assunto pede mais esforços governamentais. Diante disso, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani destaca a importância do GT..

Segundo ela “A criação do grupo de trabalho pela Sejus marca um passo significativo no combate ao racismo em estádios e arenas esportivas do DF”.

Combate à discriminação racial

A criação do GT ocorre em uma data especial para o Brasil, o Dia Nacional do Combate a Discriminação Racial. Comemorado sempre no dia 3 de julho, este dia se baseia na criação da Lei Afonso Arinos.

No dia 3 de julho de 1951, a norma tornou a discriminação racial um crime sujeito a punição se tornando mais uma grande aliada no combate ao racismo.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.