Integra a pauta da reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH), marcada para esta quarta-feira (13), às 11h, o projeto que torna obrigatória a presença de intérprete da língua brasileira de sinais (Libras) nos intervalos das transmissões de competições esportivas na televisão. De autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o PL 1.426 tem voto favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR).

Para Kajuru, a medida ajudará na inclusão de pessoas com deficiência auditiva. “Tendo em conta toda minha experiência e longa carreira no mundo do desporto, entendo que as pessoas com deficiência auditiva não podem ser excluídas do pleno usufruto proporcionado por uma partida ou competição desportiva”, justifica o senador.

Originalmente, o texto previa a colocação, na tela, de uma janela com intérprete de Libras durante toda a transmissão de jogos e competições esportivas na TV. Ajustes do relator da matéria, no entanto,  restringem essa obrigação para os momentos de abertura, intervalo e encerramento das transmissões, quando comentaristas explicam detalhes do jogo e jogadores são entrevistados.

Se aprovado na CDH, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Educação e Cultura (CE), onde vai tramitar em decisão final.