O líder de uma das principais facções do Amazonas, Celson Alves dos Santos, de 41 anos, foi preso, na quarta-feira (3), em um condomínio, no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste do Rio de Janeiro, pela Polícia Federal. Ele estava foragido da Justiça há mais de 4 anos.
A ação contou com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai). No momento da prisão, ele portava documento falso. O criminoso, conhecido como “Celso Amarelo”, responde pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
Ele é considerado um dos principais distribuidores de drogas da região Norte, foi preso em setembro de 2019, porém obteve o benefício da prisão domiciliar para tratamento médico, pelo prazo de 30 dias, em sede de habeas corpus no plantão judicial de 2º Grau.
No entanto, não retornou e rompeu o equipamento de monitoramento eletrônico. Conforme a polícia, o comportamento mostrou seu interesse em se furtar a aplicação da lei penal e empreender fuga.
Após a localização e captura realizada por policiais federais e integrantes da Seai do Amazonas, o preso foi encaminhado à Superintendência Regional da PF, para as formalidades decorrentes da prisão judicial e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional.
* Com informações da Assessoria