A Câmara Municipal de Palmas, no Tocantins, alerta que é fake news que a casa legislativa tenha aprovado o projeto de lei que permitia o uso de linguagem neutra nas escolas.

A fake news foi gerada nas redes sociais nesta semana e compartilhada por vários internautas.

A falsa afirmação causou algazarra nas redes sociais, e deixou os moradores Palmenses confusos sobre a publicação falsa.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Protesto

Por conta da Fake News, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado do Tocantins (Sinep-TO) realizou nesta quinta-feira (16) um protesto com carro de som na frente da casa legislativa.

“É necessário proteger as nossas crianças, não autorizam que nossas intuições de ensino se tornem um ambiente para desenvolver interesse de uma pequena parcela da sociedade, não há linguagem neutra. Não podemos permitir a linguagem neutra nas nossas escolas, linguagem neutra é uma aberração”, dizia a mesangem no carro de som.

Manifestação em frente a Câmera de Palmas. Foto: Yuri Sousa – Arquivo pessola

Esclarecimentos

A Câmara Municipal de Palmas esclarece que não foi aprovado nesta pelo Plenário ou pelas suas Comissões Permanentes nenhum projeto de lei para a implantação da “linguagem neutra” na grade curricular e no material didático de instituições públicas ou privadas de ensino de Palmas.

A casa legislativa ressalta que não existem projetos semelhantes em tramitação.

“Esta Casa reafirma o seu compromisso com toda a sociedade palmense e se coloca à disposição de todos para demais esclarecimentos que se façam necessários”, finaliza a nota da Câmara de Palmas.

“Não aprovamos projetos que institui a linguagem neutra no nosso município, pais e mães, professores, representantes sindicais, fiquem tranquilos”, declarou a presidente da CCJ, Vereadora Iolanda Castro.

RELACIONADAS

Prefeito do Rio critica Carla Zambelli por postar fake news no Twitter: ‘Pistoleira’

Entenda decisão do STF sobre uso de linguagem neutra nas escolas

O que é linguagem neutra?

Existem vários sistemas de linguagem não-binária. Um dos mais utilizados é o elu.

Neste caso, o “u” substitui a terminação de pronomes que indicam gênero.Já para palavras terminadas em “a” ou “o”, usamos “e”: 

Ele, Elu,Dela, Delu, Todos , Todes, Empreendedores // Empreendedories – quando palavras terminadas em “e” indicam gênero masculino, usa “ie”.

Além disso, há substituição na gráfica o “x” e o “@” na escrita da palavra são silenciosos, o que limita seu uso na linguagem escrita e os torna inutilizáveis ​​para pessoas com deficiência visual.

Além disso, o fato de não terem efeito na linguagem falada não contribui para uma mudança real na forma como nos comunicamos.