O número de cirurgia plástica de lipoaspiração ultrapassa 1,9 milhão em todo o mundo em 2021, o registro é um salto de 24,8%.

Os procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos tiveram um aumento global de 19,3% em 2021, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O relatório destaca a recuperação e crescimento do setor, após dois anos consecutivos de declínio relacionado à pandemia de Covid-19.

Conforme o documento, a lipoaspiração figura como o procedimento cirúrgico estético mais comum, sendo que antes o posto era ocupado pela cirurgia de aumento dos seios  

Além da “lipo”, os quatro procedimentos cirúrgicos mais populares continuam sendo o aumento dos seios, a cirurgia de pálpebras, a rinoplastia e a abdominoplastia. 

Cirurgia plástica no Brasil

Somente para o Brasil, que figura em segundo lugar no ranking de países que mais realiza cirurgia plástica, os procedimentos mais realizados no corpo foram: abdominoplastia, seguido por aumento de nádegas, elevação de glúteos e lipoaspiração. 

Conforme o relatório, houve um aumento dos procedimentos cirúrgicos relacionados ao chamado “contorno corporal”.

Também conhecida como body lifting, a técnica consiste em alterar a forma e o tônus dos tecidos subjacentes que sustentam gordura e pele.

“A lipoaspiração é para tratar gordura localizada, a abdominoplastia é para tratar a flacidez da pele, sendo também possível a associação desses procedimentos”, explica o Dr. André Melo, cirurgião plástico.

Além da área abdominal, a cirurgia de contorno corporal pode ser feita no glúteo, virilha e coxa.

RELACIONADAS

+ Mercado da estética: Brasil figura em 3º lugar no mercado global

+ Odontologia estética avança no AM com uso de plasma sanguíneo para preenchimento facial

+ Salão-escola oferece serviços gratuitos de estética, em Manaus; veja como participar

Novas técnicas

Com a escalada dos procedimentos cirúrgicos, as inovações tecnológicas também estão evoluindo.

Confira a lista de algumas novas técnicas disponíveis:

– a lipoaspiração ultrassônica (que usa ondas de ultrassom para remover a gordura por aspiração);

– o uso de um funil para implante de prótese (que evita a manipulação da prótese, reduzindo os riscos de contaminação);

– o tratamento com renuvion (tecnologia de radiofrequência e gás hélio para flacidez);

– o crisalix (simulador 3D para cirurgia plástica). 

“O público mais adequado é formado por pessoas que tenham bons hábitos de alimentação e atividade física, assim como também estejam dentro de uma faixa de peso adequada”, reforça Melo.

Ainda segundo o relatório da ISAPS, estima-se que os Estados Unidos e o Brasil tenham o maior número de cirurgiões plásticos, com mais de 30% do total mundial.