O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, está concentrando esforços para dar agilidade na votação da reforma tributária. Ele se reúne na tarde desta terça-feira (9) com líderes partidários para negociações.

A reunião acontece na residência oficial da Câmara, em Brasília. O objetivo é definir quais pontos ainda serão incluídos no relatório.

Lira propôs suspender as reuniões das comissões temáticas a partir desta quarta-feira (10) para que os deputados se dediquem exclusivamente à apreciação do projeto de regulamentação da reforma tributária.

Nesta manhã, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) , afirmou que Lira iria “consultar os líderes”.

“Ele quer começar a votar amanhã de manhã”, disse o deputado a jornalistas.

Negociações

As bancadas temáticas e partidárias ainda articulam mudanças no texto no plenário. A frente ruralista, por exemplo, pressiona pela isenção para proteínas animais, como carnes bovinas e de aves, itens que tinham alíquota reduzida de 60% na proposta original do governo.

Além disso, apesar do apoio do presidente Lula, os deputados do grupo de trabalho descartaram a isenção das carnes para evitar o aumento da alíquota geral do IVA, estimada em 26,5%.

Outra negociação pendente envolve a inclusão de armas e munições no “imposto do pecado”, que enfrenta resistência da bancada da bala.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.