O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, comemorou a aprovação da regulamentação da reforma tributária, nesta quarta-feira (10).

Segundo Lira, a medida vai reduzir a burocracia e aplicar impostos mais baixos sobre uma base ampliada. Além disso irá beneficiar os brasileiros.

“Todo nosso objetivo foi, além de fazer um sistema melhor, mais ágil, mais simples, menos burocrático, que a gente possa ter alcançado níveis menores de uma tributação em uma base maior com percentual menor para todos os brasileiros”, destacou.

O Projeto de Lei Complementar 68/24, que regulamenta a reforma tributária, foi aprovado no Plenário da Câmara e agora será analisado pelo Senado.

Para Lira, essa regulamentação foi a mais complexa das complementações da emenda constitucional da reforma tributária, aprovada no ano passado.

Lira ressaltou a necessidade de simplificar o tratamento de todos os tributos para lidar com a desigualdade no país, descrevendo o sistema tributário atual como um “manicômio” tributário.

“Temos um país ainda muito desigual. Precisávamos encaixar o Brasil em uma forma mais simples de tratar todos os tributos, simplificando todas as vertentes”, concluiu.

Além disso, o presidente da Câmara enfatizou que, apesar das dificuldades, a Câmara conseguiu concluir uma reforma que, embora não seja ideal, é viável.

“Terminamos um dia [hoje], que muitos não acreditavam alguns meses atrás, e a Câmara mais uma vez consegue entregar uma reforma que não é a melhor, mas é a possível”, concluiu.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.