O presidente da Câmara do deputados, Arthur Lira, se reuniu, nesta quinta-feira (26), com o  ministro da Fazenda, Fernando Haddad e sugeriu uma reunião com líderes partidários, nos próximos dias, para discutir sobre o projeto de lei das subvenções do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O Projeto, proposto pelo Poder Executivo, regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais de subvenção para investimentos, que são transferências de recursos para que uma empresa possa expandir suas atividades.

O objetivo é regulamentar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que os créditos fiscais possam ser incluídos na base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Ficou estabelecido pelo STJ que não é preciso demonstrar a origem do crédito para garantir a sua exclusão do cálculo dos tributos, mas a Receita poderá lançar a tributação sobre o crédito, caso se verifique que os valores foram usados para outra finalidade.

A proposta estabelece regras para apuração e utilização do crédito, passando a ser necessária a comprovação do uso correto da subvenção e do crédito para a obtenção do benefício da isenção tributária, que será calculado ao final da implantação ou da expansão do empreendimento econômico.

Ainda não há data marcada para a discussão.

RELACIONADAS

+ Câmara aprova taxação de super-ricos e offshores

+ Arthur Lira cancela reunião sobre arcabouço fiscal após fala de Haddad; veja