“Do sopro ao afeto: corpos kõkãmou na experiência xamânica” é o título do novo livro de Luiz Davi Vieira Gonçalves, autor e professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que também tem sua carreira com performer, diretor de teatro e antropólogo-artista.
O lançamento será nesta quinta-feira (6), às 17h, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, na rua Bernardo Ramos, 97, Centro.
A entrada é gratuita e haverá uma roda de conversa sobre os desafios da pesquisa junto com povos tradicionais e xamanismo.
– Envie esta notícia no seu Whatsapp
– Envie esta notícia no seu Telegram
Com 164 páginas, a obra comtempla uma vivência de pouco mais de 10 anos de Davi Gonçalves com os povos Yanomami.
O livro é uma versão reduzida da pesquisa de pós-doutorado e doutorado sobre o corpo e xamanismo.
É a partir da cosmologia indígena, um conceito sistematizado pela antropologia no mundo, que conceitua o cosmos como a forma de pensamento dos povos tradicionais, que o autor ancorou sua pesquisa e estudos.
RELACIONDAS
+ ‘Órfãos das Águas’: obra literária amazônica será lançada na Bienal do Livro, em São Paulo
A obra relata como ele chegou até a vivência e a pesquisa com os Yanomami, já que no início pesquisava vários povos.
“Talvez eu não tenha escolhido, eu fui escolhido pelos espíritos Yanomami, pelas referências dos espíritos Yanomami. O livro explica isso”, conta o autor.
Entre os convidados para o debate estão José Mário Yanonami , residente da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca) e Criz Dkey HuniKuim, Diretor da Performance Ritual Üphu do Instituto Tabihuni.
A mediação será realizada pelo antropólogo Agenor Vasconcelos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM).
Além do dia do lançamento, o livro poderá ser comprado pelo site da Hucitec Editora.
Todo o valor da venda da obra, no lançamento, será revertido para a Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca).
Serviço
Local: Centro de Medicina Indígena Bahserikowi – rua Bernardo Ramos, 97, no Centro
Data: quinta-feira (6)
Horário: 17h (Manaus)