De tudo o que a humanidade produz, 91,4% vira lixo, segundo a pesquisa publicada na Circularity Gap Report.

No Brasil, as embalagens representam 30% de todo o material descartado, aponta o Instituto Akatu, e 17% dos alimentos são jogados fora a cada ano, informa a ONU.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Produtos de lixos

Esses números ganham outra dimensão com as datas do fim do ano, black friday, presentes de Natal, amigo secreto, lembrancinhas, kits para clientes e funcionários, roupas novas, móveis, eletrônicos, reformas, ceias, decoração.

A lista de produtos consumidos se multiplica e, quanto maior o consumo, maior a produção de resíduos e emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pelas mudanças do clima.

Se as pessoas se propuserem a promover mais encontros, distribuir bons sentimentos e reduzir o consumo neste fim de ano, o que acontece?

Reciclar é importante, reaproveitar é necessário, repensar e reduzir o consumo é fundamental.

RELACIONADAS

+ Plataforma Birds and Debris revela que pássaros em todo o mundo vivem em meio ao lixo

+ Em 2021, voluntários retiram mais de 7 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus

A economia circular busca otimizar os recursos do planeta e gerar cada vez menos resíduos.

A resposta é ao mesmo tempo simples e grandiosa: uma notável mudança de hábitos que pode transformar o mundo.

Em meio a debates cada vez mais intensos sobre sustentabilidade, a proposta de um Natal Circular se apresenta como ação necessária de preservação humana. O grande desafio é driblar o consumismo, ampliar o reaproveitamento de materiais e praticar o mantra dos erres.

A equação é comprar menos, utilizar os produtos por mais tempo e reaproveitar seus insumos para a produção de novas coisas, reduzindo tanto a extração de recursos da natureza, como a quantidade de resíduos descartados.

Um dos caminhos apontados pelo professor é comprar produtos de empresas que assumem compromissos socioambientais, investem ou doam parte dos lucros desse período para promover atividades que valorizam a circularidade e a sustentabilidade.