Ícone do site Portal Norte

Lucro recorde do FGTS: O que os trabalhadores podem esperar?

Lucro recorde do FGTS O que os trabalhadores podem esperar

Lucro recorde do FGTS O que os trabalhadores podem esperar - Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta terça-feira (16), o conselho aprovou o relatório de prestação de contas do ano passado, que registra o maior lucro líquido da história do fundo, de R$ 23,4 bilhões.

Em comparação a 2022, o ganho foi de R$ 12,7 bilhões. Com esse recorde, o valor a ser repassado aos trabalhadores que contribuem para o fundo também devera ser maior.

Dentro de três semanas, o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) determinará a distribuição do lucro líquido do fundo, apurado em 2023, para os trabalhadores.

A próxima reunião do conselho está marcada para a próxima terça-feira (6) de agosto.

Esse repasse, feito pela Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, deverá ser iniciado logo após a formalização da decisão e concluído até o dia 31 do próximo mês.

Os valores vão cair nas contas de FGTS dos trabalhadores, sendo incorporados a seus saldos, o que não significa que eles terão acesso imediato ao dinheiro. As regras de saque não são modificadas com a distribuição de lucros.

É possível sacar o FGTS em situações como:

Todos os que tiverem contas ativas ou inativas vinculadas ao FGTS em 2023 irão receber os lucros. No ano passado, eram 82 milhões de pessoas.

A quantia depositada em cada conta é variável e deverá ser proporcional ao saldo em conta no dia 31 de dezembro de 2023.

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile