O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (17), a criação da carteira nacional de identificação para pessoas com autismo.

Ainda hoje, Lula assinou um decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Espectro Autista (SisTEA).

Entre os principais objetivos, o novo sistema visa facilitar a emissão da carteira para as pessoas deste grupo. O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH) ficará responsável por gerir o SisTEA.

Lula reforça compromisso

Segundo Lula, o sistema reflete o compromisso do governo em ajudar a população autista, que merece mais respeito e carinho por parte das políticas públicas do governo.

“Vocês sentem na pele aquilo que a gente, muitas vezes, só vê em filme: o desrespeito, a falta de carinho, de solidariedade, de compreensão, o nojo”, disse o presidente.

Dessa forma, o presidente da República defendeu a resiliência e luta diária das pessoas com TEA em meio a sociedade.

Conferência

Ainda nesta quarta-feira, Lula participou da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorreu dos dias 14 a 17 de julho. Durante o evento, o presidente anunciou novas iniciativas voltadas a este grupo.

Dessa forma, o novo sistema e iniciativas anunciadas na conferência fazem parte do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Novo Viver Sem Limite). Além disso, o governo anunciou 100 ações e um investimento de R$ 6,5 bilhões voltados para a população com deficiência.

Ademais, a medida também prevê que os investimentos sejam direcionados para o enfrentamento ao capacitismo, acessibilidade e promoção de direitos sociais.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.