O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação no 57º Festival Folclórico de Parintins, após sinalizar que voltaria à cidade amazonense. Seus aliados confirmaram a decisão, mesmo após o ministro do Turismo Celso Sabino ter anunciado sua presença.

O titular comunicou a ida do chefe do executivo a Parintins durante evento no início de junho, onde ainda anunciou novidades para o Festival; confira. Antes disso, o próprio presidente já havia prometido que cumpriria presença na 57ª edição.

Lula esteve em Parintins no ano passado para a inauguração do Linhão de Tucuruí, projeto fruto do programa Luz para Todos. Durante o discurso, o presidente comentou que voltaria à cidade para o festival e que, após o espetáculo de 2024, escolheria o seu boi.

Em 2024, o Festival de Parintins acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. Todos os anos, os bumbás Garantido e Caprichoso montam espetáculos na festa para definir o campeão da tradicional disputa.

Como é o Festival de Parintins?

Festival de Parintins acontece anualmente, em todo último fim de semana de junho, no interior do Amazonas. A festa apresenta dois bois, Garantido e Caprichoso, que sustentam uma rivalidade centenária na ilha Tupinambara.

Do lado vermelho e branco está o Boi Garantido, enquanto o Boi Caprichoso ostenta o azul e branco. Além disso, o “boi do povão” apresenta um coração na testa, por outro lado, o “touro negro” estampa uma estrela azul.

O Festival de Parintins aconteceu durante três dias, com 2 horas de apresentação para cada agremiação. Cada Boi-Bumbá apresenta 21 itens, dentre eles a “Cunhã-Poranga”, “Pajé”, “Levantador de Toadas”, “Sinhazinha” e muito mais.

Em 2024, as buscas sobre o significado de “Cunhã-Poranga” aumentaram devido à participação de Isabelle Nogueira no BBB 24. A amazonense representa o item 9 no Boi Garantido.

Lula já participou do Festival?

Sim, Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente do Brasil, participou do Festival de Parintins em 2003. No ano passado, houve especulações de que o chefe do executivo participaria do evento, porém também não houve a presença.

Agora, em 2024, Lula cancelou sua ida ao Festival de Parintins devido o cenário emergencial no Rio Grande do Sul.