O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a liberdade de Julian Assange nesta terça-feira (25).

Lula escreveu nas redes sociais que “o mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje”. Assange, fundador do WikiLeaks estava preso em Londres, acusao de divulgar dados sigilosos. Era alvo da Justiça dos Estados Unidos.

Ele divulgou mais de 700 mil documentos de atividades militares e diplomáticas, especialmente no Iraque e no Afeganistão.

O presidente brasileiro disse que “sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”.

Quem é Julian Assange?

Assange, australiano de 52 anos, foi acusado de cometer crimes cibernéticos em 1995. No entanto, ele evitou a prisão, embora tenha sido multado.

Além disso, em 2006, Julian Assange fundou o WikiLeaks, uma plataforma que publicava documentos e imagens disponíveis.

WikiLeaks ganhou notoriedade em 2010, quando divulgou um vídeo que mostrava soldados norte-americanos atacando 18 civis de um helicóptero no Iraque.

Acordo

Após fechar um acordo com a Justiça dos Estados Unidos, ele poderá ser libertado da sentença de prisão quando for julgado em território americano.

Pelo acordo, ele se declarará culpado de todas as 18 acusações que enfrentam, pelas quais poderiam ser condenadas a 175 anos de prisão.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.