Isaac Herzog, presidente de Israel desde 2021, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta quinta-feira (16), por telefone . Em contato de cerca de 40 minutos,  Herzog pediu a Lula que reforce o apelo pela libertação dos reféns sequestrados pelo Hamas, em articulação com outros países da América Latina.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo como o Palácio do Planalto, o presidente brasileiro se comprometeu com o pedido e recordou que já fez apelos pela libertação de todos os reféns em contatos mantidos com vários líderes do Oriente Médio além de França, Rússia e Índia e informou ter realizado videoconferência com familiares israelenses dos reféns.

Lula agradeceu o apoio israelense para a repatriação de 32 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza e informou que está em preparação uma nova lista de brasileiros e seus parentes palestinos que desejam ser repatriados. O presidente Herzog garantiu que serão feitos todos os esforços para que esses cidadãos possam sair de Gaza com a devida rapidez.

TRADIÇÃO

Ao reafirmar a tradição pacifica do Brasil, onde judeus e árabes sempre conviveram em paz, Lula manifestou seu repúdio a atos de antissemitismo e reiterou o empenho do governo brasileiro para coibir essas manifestações.

O presidente brasileiro manifestou preocupação com a crise humanitária em Gaza, relembrou o envolvimento do Brasil com a criação do Estado de Israel e disse que continua convencido da importância da solução de dois Estados, com Israel e Palestina vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente aceitas.

RELACIONADAS

+ Israel x Hamas: ONU aprova resolução que pede pausa humanitária

+ Israel realiza operação militar no Hospital Al-Shifa em Gaza