O pesidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou, na segunda-feira (15) com o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli sobre a manutenção da relação bilateral com o governo argentino.

O diplomata está no Brasil após ser chamado pelo Itamaraty devido a participação do presidente da Argentina, Javier Milei na semama passada no Conferência de Ação Política Conservadora.

A postura de Milei de não participar da reunião do Mercosul, em Assunção na última segunda-feira (8), incomodou o Palácio do Planalto.

De acordo com fontes do governo, a convocação é incomum, mas não tem cárater de retaliação ao governo argentino. O objetivo é avaliar os resumos da relação entre os dois países.

Bitelli chegou no domingo (14) em Brasília e volta a Buenos Aires na semana que vem.

Sobre Julio Bitelli

O diplomata Julio Glinternick Bitelli nasceu em Santo André (SP) e tem 62 anos.

Ele é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School.

Após concluir o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, no Instituto Rio Branco, atuou em diversos postos pelo mundo, desde 1986.

Como embaixador do Brasil, Bitelli trabalhou em Túnis (Tunísia), entre 2013 e 2015.

Em seguida, tornou-se chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, entre 2015 e 2016.

Também foi embaixador do Brasil em Bogotá (Colômbia), entre 2016 e 2019 e, ainda, em Rabat (Marrocos), entre 2019 e 2023.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.