O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o governo pretende criar uma poupança para estudantes do Ensino Médio.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A declaração foi dada nesta terça-feira (21), e de acordo com o petista, a proposta já deve ser anunciada na próxima semana.

A ideia de Lula é que o dinheiro guardado seja retirado pelos alunos quando eles terminarem os estudos.

“É uma poupança em que esse cara estudante, no final do ano, no final dos estudos, vai retirar o dinheiro para fazer o que quiser”, disse durante o programa “Conversa com o Presidente”.

A transmissão foi feita ao vivo nas redes sociais, e contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Com o objetivo de evitar a evasão escolar, Lula falou sobre a falta de emprego para os jovens e os recém-formados.

 “Nós temos milhares de jovens que fizeram o ProUni e que depois não arrumam emprego. Isso é um problema que nós temos que resolver. Eu tenho neto com 25 anos que não tem profissão. Nós precisamos dizer para essa juventude como é que a gente vai fazer para criar para eles oportunidade de trabalho”, disse.

O programa foi uma promessa de campanha de Lula após ter conseguido apoio da agora ministra do Planejamento, Simone Tebet, no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 e tem a ideia inicial de garantir cerca de R$ 1 mil por ano aos estudantes, mas o valor ainda está sob análise.

RELACIONADAS

+ Lula libera R$ 50 milhões para ajudar brasileiros que estão no Oriente Médio

+ Congresso recebe projeto do Novo Ensino Médio

+ ‘Problema do Novo Ensino Médio é a desigualdade’, diz MEC