O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai viajar para o exterior no fim do primeiro mês do seu terceiro mandato.
O começo das viagens ocorre após três semanas do início do governo e dos atos antidemocráticos em Brasília.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O primeiro país visitado por Lula como atual chefe do Executivo do Brasil é a Argentina. Lula vai estar em Buenos Aires de 22 a 24 de janeiro.
Depois, o presidente se dirige a outro país da América do Sul, o Uruguai. A comitiva presidencial irá chegar a Montevidéu no dia 25 de janeiro.
Em 24 de janeiro, há um encontro marcado do presidente do Brasil com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.
O presidente argentino participou da cerimônia de posse do petista, em 1° de janeiro, e postou em suas redes sociais que aguarda o presidente de braços abertos.
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, participou do evento de posse do petista, junto com o atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Após os atos antidemocráticos ocorrido em Brasília, no dia 8 de janeiro, Lacalle Pou destacou que condena “as ações realizadas no Brasil que ameaçam a democracia e as instituições”.
Lula diplomático
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou, na manhã desta terça-feira (17), que o presidente Lula vai começar a atuar em eventos e visitas internacionais.
A declaração foi feita durante o painel ‘Brazil: A New Roadmap”, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“Ele é muito diplomático, […] consegue fazer pessoas com posições antagônicas ou opostas fecharem acordos. É a melhor hora para fazer o melhor com a liderança do presidente Lula e colocar esses pontos na agenda internacional”, afirmou Haddad.
RELACIONADAS
+ Em Davos, Haddad promete aprovação da reforma tributária neste ano
+ Lula empossa Tarciana Medeiros, primeira mulher a comandar Banco do Brasil
+ Proposta de Alckmin pretende eliminar IPI e unificar impostos
O gestor também destacou que as questões socioambientais e de defesa da democracia serão pontos levados aos encontros internacionais por Lula.
Além das viagens aos países da América do Sul, o presidente Lula pretende visitar os Estados Unidos, onde vai se reunir com o presidente Joe Biden.
O encontro com o presidente estadunidense deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro.