Em 28 de fevereiro acontece a cúpula da comunidade dos Estados do Caribe (Caricom) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se prepara para viajar a Guiana, país onde acontece o evento.

O Brasil participa do encontro como convidado, pois não integra o bloco que é composto por 20 países do Caribe, sendo 15 estados-membro e 5 associados.

Umas das prioridades do presidente Lula na agenda externa é a integração dos países da América Latina.

O petista já falou, no final de 2023, sobre a intenção dele em participar do evento para destacar alguns pontos importantes, como financiamentos e a democracia.

A participação de Lula na cúpula é vista como um recado à Venezuela, já que o presidente Nicolás Maduro esta reivindicando a região de Essequibo, no território guianense. 

Além disso, os ministros das Relações Exteriores da Guiana e da Venezuela vão participar, nesta quinta-feira (25), de um encontro em Brasília, intermediado pelo chanceler do Brasil, Mauro Vieira.

Após participar da cúpula em Caricom, o presidente brasileiro deve fazer outra viagem para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho), que ocorre no dia 1 de março, em São Vicente e Granadinas.