Nesta terça-feira (18), o presidente Lula afirmou que em 2026 pode tentar se reeleger como presidente do Brasil.

Em 2026, Lula vai estar com 80 anos e afirmou que estará “no auge da sua vida”.

“Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram esse país voltem a governar, pode ficar certo que os meus 80 anos virará em 40 e eu poderei ser candidato”, disse Lula à CBN.

O presidente petista disse que não vai permitir que o Brasil volte a ser “governado por um fascista”. “Não vou permitir que esse país volte a ser governado por um negacionista, como nós já tivemos”, disse.

Lula e PL do Aborto

Em entrevista, o presidente também comentou sobre o PL do aborto, que está em discussão na Câmara dos Deputados e gerou manifestação contra e a favor.

Lula já havia argumentado que aborto deve ser abordado como uma questão de saúde pública, indicando a necessidade de políticas que ofereçam cuidado adequado às mulheres que se encontram nessa situação.

O Projeto de Lei (PL) do aborto modifica o código penal, equiparando o aborto de gestações acima de 22 semanas ao crime de homicídio simples.

Além disso, prevê pena de 6 a 20 anos de reclusão, equiparada ao crime de homicídio simples, para casos de aborto provocado por terceiros sem o consentimento da gestante.