O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Flávio Dino, apresentam nesta manhã de quarta-feira (31) um balanço das ações de Segurança Pública, com os principais resultados da Pasta em 2023.

A solenidade, realizada no Palácio do Planalto, conta com a presença de Ricardo Lewandowski, que assume o comando da Justiça na quinta-feira (1º).

Participam também o Secretário-Executivo do MJSP, Ricardo Cappelli; do secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Tadeu Alencar; do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues; e do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando de Oliveira.

Flávio Dino adiantou que, em 2023, o Brasil teve o menor número de assassinatos dos últimos 14 anos, com redução de 4,09% em relação a 2022. Segundo o ministro a redução ocorreu em 22 estados do país.

“Números enviados pelos Estados ao Ministério da Justiça, no âmbito do SINESP, mostram que relatamos o menor número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) dos últimos 14 anos. Meus cumprimentos aos profissionais da Segurança Pública do Brasil. E que venham novas conquistas em 2024”, escreveu Dino nas redes sociais.

“Cumprimento todos os profissionais da Segurança, com a certeza de que em 2024 seguirão uma trajetória de reduções, o que é fundamental para o país”, reforçou o ministro.

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de fevereiro.

Acompanhe na íntegra a solenidade: