O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram nesta terça-feira (26) investimentos de 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa. Macron está no Brasil para uma viagem de três dias.

Banner Vacina Dengue Acre 300x250 - Foto: Divulgação

Os dois presidentes se encontraram em Belém, cidade que vai receber a cúpula do clima COP-30 no ano que vem. Esta é a primeira vez que Macron vem à América Latina.

Declaração conjunta dos governos brasileiro e francês explicam que o investimento será realizado nos próximos quatro anos.  Além da colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento, há a previsão de investimento privado no projeto.

Os investimentos devem ser direcionados para ações voltadas à bioeconomia: conservação e no manejo sustentável das florestas e o planejamento e valorização econômica dos ecossistemas e áreas florestais.

O projeto prevê também um acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo CIRAD e pela Embrapa. O Cirad é um organismo francês de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas. O programa possibilitará o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa sobre setores sustentáveis, inclusive na Guiana Francesa.

Sobre o mercado de carbono, os governos brasileiro e francês também declararam que defendem “os mais altos padrões para o estabelecimento de um mercado de carbono capaz de remunerar os países florestais que investem na restauração de sumidouros naturais”.