Em conversa de cerca de 30 minutos, por telefone, realizada na manhã desta segunda-feira (16), os presidentes  do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro, da Venezuela, trataram de diversos assuntos de interesse dos dois países.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ponto mais importante da conversa foram as eleições programadas para acontecer no ano que vem no país vizinho. O presidente brasileiro solicitou informações sobre o processo de negociação entre o governo venezuelano e a oposição, bem como as tratativas em curso entre Caracas e Washington com vistas ao levantamento das sanções contra a Venezuela, que atingem a economia e a população civil do país.

O comércio na fronteira entre os dois países também foi tema da conversa, tendo Maduro se encarregado de apresentar, nos próximos dias, solução para as cargas brasileiras retidas na fronteira.

Outro ponto da reunião telefônica foi a concordância em acelerar a negociação do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), um modelo brasileiro desenvolvido para dinamizar o fluxo de comércio e de investimentos.

ENERGIA 

No início de agosto, quando relançou o programa Luz para Todos em Parintins (AM), Lula anunciou a retomada de compra de energia elétrica da Venezuela, beneficiando diretamente o estado de Roraima.  

O programa promete, neste terceiro mandato do presidente Lula, priorizar a Amazônia. Acre seria o estado mais necessitado, com 1,7% da população vivendo sem energia elétrica. 

RELACIONADAS

+ Luz Para Todos tem previsão de R$ 2,5 bilhões em investimentos para 2024

+ Lula recebe título de cidadão parintinense durante lançamento de Luz para Todos

+ Brasil volta a comprar energia da Venezuela após decreto de Lula