O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou três participantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, nesta terça-feira (7).

Os três exonerados foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Confira os nomes dos três exonerados: 

  • Célio Faria Júnior;
  • Fábio Pietro de Souza;
  • João Henrique Nascimento de Freitas. 

Para assumir os postos vagos, Lula nomeou Bruno Espiñera Lemos, Kenarik Boujikian e Manoel Caetano Ferreira Filho para a Comissão de Ética.

O mandato dos nomeados será de três anos. 

RELACIONADAS

+ Governo exonera 13 ministros para reforçar votação em Brasília

+ Ex-gestora da Funai, Carla Costa é exonerada de cargo no PPI

+ Funai exonera 43 militares de postos de chefia da fundação

+ Governo exonera 27 chefes regionais da PRF e 18 da PF; veja novos nomes

Composição da Comissão

A Comissão de Ética é integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.

Todos são designados pelo presidente da República, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução. 

A atuação na comissão não oferece qualquer remuneração para seus membros e os trabalhos nela desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.

A comissão conta com uma Secretaria-Executiva, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, à qual compete prestar o apoio técnico e administrativo aos trabalhos da comissão.  

Além dos nomeados nesta terça, a comissão conta com Edvaldo Nilo de Almeida, Edson Leonardo Dalescio Sá Teles e Francisco Bruno Neto.

O grupo também conta com Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega e Edson Leonardo Dalescio Sá Teles.

Confira o decreto de Lula: