O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Nova Déli, capital da Índia, na quinta-feira (7), após o desfile do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula participará da Cúpula do G20, grupo que reúne 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia. A reunião ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro.

A presidência do bloco será assumida pela primeira vez pelo governo brasileiro a partir do dia 1º de dezembro e vai até o fim de 2024. Haverá uma cerimônia simbólica de transferência da presidência rotativa do grupo, que está atualmente com a Índia.

De acordo com informações oficiais, a programação prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão temas como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e global net zero, que é a ideia de emissão zero líquida de carbono. 

Outros assuntos como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego também estarão em pauta. 

Lula pretende focar no tema da desigualdade. “A desigualdade de gênero, racial, no tratamento da saúde, desigualdade no salário, alimentar. É preciso que esse mundo seja mais justo”, declarou.

RELACIONADAS

+ Gabinete de crise é criado para monitorar os atos de 7 de Setembro