O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta quinta-feira (16), sobre a questão climática e a construção de Itaipu nos anos 70.

“Nós não conseguiríamos construir Itaipu como foi feito em 1970. […] Não existia a compreensão climática que existe hoje, a visão de conservar o nosso planeta como tem hoje, todos estão preocupados com o clima”, disse Lula. 

O pronunciamento foi feito durante cerimônia de posse do diretor-geral da usina hidrelétrica de Itaipu, Enio Verri.

O evento começou por volta das 11h, no Paraná. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula destacou ainda que quer fortalecer o Mercosul e a Unasul, além de desenvolver compromissos para levar crescimento para os países vizinhos. 

“Juntos temos forças para negociar, separados somos frágeis.[…] Temos o direito de crescer e distribuir esse crescimento para a população. Não é possível que o continente América do Sul tem essa quantidade enorme de pessoas passando fome, passando privações”, ressaltou. 

O novo diretor de Itaipu, Enio Verri discursou durante a cerimônia e fez uma homenagem aos trabalhadores que construíram a hidrelétrica e elogiou a parceria binacional com o Paraguai.

Além disso, destacou que “Itaipu não é uma mera geradora de energia, é muito mais”. 

“Itaipu vai voltar a colaborar ativamente com o governo federal com recursos e reconhecida excelência técnica de empregados e empregadas para fortalecer políticas sociais de inclusão e contra desigualdade social”, afirmou Verri que disse que a Itaipu quer participar ativamente de subsidiar políticas do governo federal e do Paraná. 

Verri destacou que quer garantir direitos para as comunidades indígenas da área de influência da usina. 

O mandato do novo diretor acaba em 16 de maio de 2027.

Os outros nomes da diretoria da hidrelétrica também serão indicados pelo presidente Lula.

Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), a primeira-dama, Janja Lula Silva e Darci Piana, o governador em exercício do Paraná também participaram do evento. 

RELACIONADAS

+ Lula deve decidir sobre arcabouço fiscal antes de viagem a China

+ Ministro de Minas e Energia comemora quitação da dívida da Usina de Itaipu

+ Ministro de Minas e Energia indica nomes para Conselho da Petrobras

Quem é Enio Verri? 

Verri, tem 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tem doutorado em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). 

Na administração pública, atuou como secretário municipal de Fazenda e secretário de Governo na prefeitura de Maringá. 

Verri também foi assessor técnico na presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Enio Verri também foi deputado estadual pelo PT, de 2007 a 2010 e 2011 a 2014.

Como deputado federal do Paraná, Verri cumpriu o mandato de 2015 a 2019 e foi reeleito em 2022, no entanto, renunciou em 14 de março ao cargo. 

Outros compromissos de Lula 

O presidente Lula também tem encontro marcado com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

A reunião entre os dois líderes estava marcada para às 11h30, no entanto, o evento de posse do novo diretor de Itaipu começou por volta das 11h. 

Mario Abdo Benítez e sua esposa Silvana Abdo também participaram da posse de Enio Verri. 

Ainda nesta quinta, Lula volta a Brasília para participar da sessão solene de posse dos novos presidente e vice-presidente do Superior Tribunal Militar, Ministro Francisco Joseli Parente Camelo e Ministro José Coêlho Ferreira. 

Depois, por volta das 17h30, o presidente tem reunião marcada com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.