O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar, nesta segunda-feira (17), com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O encontro deve ocorrer por volta das 15h, no Palácio do Planalto. 

A agenda oficial do presidente ainda não foi divulgada, mas a programação do dia do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, tem o encontro programado. 

Em suas redes sociais, o presidente mencionou, nesta segunda-feira (17), apenas a reunião com autoridades para falar sobre medidas preventivas para ataques em escolas, que deve ocorrer na terça-feira (18).

Mauro Vieira se encontra antes com o ministro russo, inicialmente, em uma reunião restrita às 10h30, e depois, em uma reunião ampliada com previsão de 2h e início às 11h.

As duas reuniões vão ocorrer no Palácio do Itamaraty. 

RELACIONADAS

+ Brasil não vai mais vender empresas estatais, diz presidente do Brasil à imprensa na China

+ ‘Ninguém vai proibir relação Brasil e China’, diz presidente do Brasil em reunião com Xi Jinping

+ Lula defende independência dos Brics e moeda alternativa ao dólar

Geopolítica do encontro

O encontro do presidente Lula com o ministro Sergey Lavrov vai ser realizado em meio à tensão depois da viagem do petista à China. 

Lula, que fechou uma série de acordos econômicos com o país asiático, defendeu a criação de um grupo de nações que vão negociar a paz na Ucrânia.

Lula responsabilizou a Ucrânia pela guerra.

Além disso, presidente brasileiro também criticou a postura dos Estados Unidos para fornecer armas para a Ucrânia e afirmou que os EUA precisam parar de incentivar a guerra.