O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio, nesta sexta-feira (8). O encontro entre o ministro e o presidente será para tratar da crise por disputa de território entre Venezuela e Guiana.

O Brasil deve buscar um alternativa de manter relação pacífica entre os dois países e evitar um conflito direto entre Venezuela e Guiana.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Durante a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Lula mostrou sua preocupação com a tensão entre Venezuela e Guiana.

Lula declarou que é um assunto “importante” e que é preciso debater a tensão por disputa de território.

“Vamos tratar com muito carinho porque uma coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra”, enfatizou Lula. “Nós não precisamos de guerra, não precisamos de conflito. Nós precisamos é construir a paz”, disse Lula durante a Cúpula.

Venezuela x Guiana

A tensão entre Venezuela e Guiana é por um território de 160 mil quilômetros em torno do Rio Essequibio. A área é rica em petróleo e gás offshore.

Venezuela e Guiana disputam território. Foto: Reprodução/ Arte EBC

A área está sob controle da Guiana desde 1966, mas a Venezuela voltou a reivindicar 75% do território. O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, fez divulgação de um novo mapa do país incluindo a região que pertence à Guiana.

RELACIONADAS

+ Mercosul manifesta ‘preocupação’ com tensão entre Venezuela e Guiana

+ Lula: ‘Uma coisa que não queremos na América do Sul é Guerra’