O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reune nesta terça-feira (31) com ministros, líderes de partidos da Câmara dos Deputados e presidentes de legendas aliadas para discutir as prioridades de votações do governo até o final deste ano.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O encontro debate três eixos centrais: economia, área social e transição ecológica. A expectativa do Palácio do Planalto é acelerar a votação das pautas econômicas consideradas prioritárias para governo antes do recesso parlamentar. A reforma ministerial, promovida em setembro, e a recente troca na na presidência da Caixa foram feitas para agradar o Centrão.

Na área econômica, o governo pede empenho dos líderes para aprovação de projetos como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Reforma Tributária. Também está em discussão as mudanças nas regras de tributação dos incentivos fiscais do ICMS.

Nas outras áreas, o governo solicita o apoio para aprovação de projetos como o Marco Regulatório de Fomento à Cultura; políticas para a população em situação de rua; e a regulamentação do mercado de crédito de carbono.

Os deputados e senadores têm cerca de oito semanas até o fim de 2023 para votar as propostas relacionadas ao Orçamento de 2024 e projetos prioritários para o governo com o objetivo de aumentar a arrecadação do próximo ano.

A Reforma Ministerial, promovida em setembro, e a recente troca na presidente da Caixa foram feitas inclusive para agradar o Centrão e garantir o apoio no Congresso.

Além do encontro com líderes da Câmara no Conselho Político da Coalizão, Lula terá uma reunião com senadores da base na próxima semana.

RELACIONADAS

+ Lula sanciona Marco Legal das Garantias de empréstimo

+ Em reunião com o Conselhão, Lula defende crédito para todos

+ Após fala de Lula, Lei de Diretrizes Orçamentárias pode receber alterações