O primeiro compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (18), é a cerimônia de posse de Paulo Gonet, que vai assumir o comando da Procuradoria Geral da República (PGR).

A cerimônia, restrita a convidados, acontece na sede da PGR em Brasília. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Além de Lula, estão presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros de Estado, parlamentares e o ministro Flávio Dino, que foi sabatinado junto com Gonet.

Lula falou da relevância do papel da PGR para o país e para a vida dos brasileiros, e pediu a Gonet que ele se preocupe “somente com a verdade” e que, esta, “prevaleça acima de qualquer outra prioridade”.

“O Ministério Público é de tamanha relevância para a sociedade brasileira e para a democracia, que um Procurador não pode ser submetido ao presidente da República, ao Congresso Nacional ou a qualquer outro poder. E o que eu peço ao Paulo Gonet é: tenha apenas preocupação com a verdade e o trabalho pelo povo brasileiro”, destacou o presidente.

Gonet, em seu discurso, falou sobre a responsabilidade em assumir a PGR e ressaltou que a harmonia entre os poderes é crucial para o funcionamento do estado democrático de direito.

“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática.

Veja o vídeo:

RELACIONADAS

+ Gonet toma posse como novo PGR nesta segunda-feira (18)