O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (15) da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

A cerimônia vai acontecer em Assunção, capital do país.

O atual presidente do país foi eleito em abril para substituir Mario Abdo Benítez. Os dois integram o Partido Colorado, que domina a política do país desde os anos 50. O economista e ex-ministro da Fazenda terá um mandato de cinco anos.

Nessa segunda-feira (14), quando Lula embarcou para o Paraguai, afirmou que o país é um “parceiro importante para o Brasil”.

“Queremos continuar a ter uma boa relação com o país vizinho, dando continuidade aos investimentos entre nossos países”, escreveu.

Já a noite, o petista se reuniu com Peña na residência do embaixador do Brasil no Paraguai. Os dois já se encontraram mais de uma vez desde que Peña venceu as eleições.

Lula e Peña já trataram de temas como o combate aos crimes nas fronteiras e a integração regional.

Brasil e Paraguai integram o Mercosul, ao lado de Uruguai e Argentina, e desejam implementar o acordo comercial com a União Europeia.

A negociação travou em função de questionamentos ambientais feitos pelos europeus e pela posição contrária do Brasil em ceder espaço para empresas europeias nas concorrências de compras governamentais.

“É um país vizinho que queremos ter pais. Aliás, o último conflito do Brasil foi a Guerra do Paraguai, que nós nunca mais queremos repeti-la. Nossa guerra é de paz. Queremos trabalhar juntos, ter investimento nos dois países”, disse Lula, em entrevista à emissora oficial do governo.

RELACIONADAS

+ Presidente Lula vai ao Paraguai para participar da posse de Santiago Peña

“Não queremos ajuda. Nós queremos um pagamento efetivo” diz Lula

Lula viaja nesta segunda ao Paraguai para cerimônia de posse de Peña