O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja anunciar nos próximos dias um programa de crédito para que pessoas de baixa renda possam empreender. A medida é voltada para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

O esforço reúne os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Fazenda, do Trabalho e Emprego, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. “O Governo Federal trabalhará de forma integrada para atender as pessoas que mais precisam”, declarou o titular do MDS, Wellington Dias.

O programa foi formulado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), e envolve ainda os ministérios da Fazenda, do Empreendedorismo, do Trabalho e Emprego e a Casa Civil.

O dinheiro deverá ser liberado pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), mas com uma taxa de juros ainda menor para esse público específico. A medida faz parte de um plano que o governo prepara para estimular o crédito no país. 

Público-alvo

O governo já identificou que das 95 milhões de pessoas que estão no cadastro, 4,6 milhões já são empreendedoras, pois estão inscritas como microempreendedor individual (MEI). São exemplos, profissionais que prestam serviços de jardinagem, costura e beleza. Nesses casos, o crédito servirá para compra de equipamentos, realização de pequenas reformas, ou mesmo para capital de giro.