O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio do Planalto os irmãos Joesley e Wesley Batista controladores da JBS.

O encontro desta segunda-feira (27) discutiu medidas para auxiliar o Rio Grande do Sul (RS), reuniu mais de 30 representantes dos principais produtores de proteína animal do Brasil.  

Esta é a primeira vez que o Lula se reúne com os irmãos em uma residência oficial desde que eles se afastaram da empresa em 2017 após delação premiada.  

Doação para o Rio Grande do Sul

Durante a reunião com Lula, o grupo de empresários se comprometeu a doar mais de duas mil toneladas de carne ao Rio Grande do Sul. As peças devem integrar as cestas básicas doadas as vítimas do desastre.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o objetivo é manter a rede de apoio ao estado “pelo tempo que for necessário.”

“Todos os empresários se mostraram muito solidários. Nós vamos fazer essa rede pelo tempo que for necessário para distribuir proteína de qualidade, carne suína, bovina, aves e ovos para a população do estado”, disse Fávaro.

Participaram da reunião, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a Associação Brasileira de Proteína Animal e a Associação Brasileira de Frigoríficos.

Ligação de Lula com os irmãos

Neste ano, o presidente Lula esteve com os irmãos Batista em abril quando visitou a indústria de processamento de carne da JBS.

Em 2017, a Procuradoria Geral da República (PGR) firmou um acordo de delação premiada com os irmãos. Na época, Joesley relatou o envio de R$ 150 milhões em contas no exterior a pedido do ex-ministro Guido Mantega.

O valor seria usado por Lula e pela ex-presidente Dilma Rousseff em campanhas eleitorais. As defesas afirmara que os petitas nunca solicitaram pagamentos ilegais.