A manhã desta segunda-feira (04) foi marcada pelo encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, no Palácio Bellevue, em Berlim.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A visita do petista acontece depois da participação dele na conferência climática da Organização das Nações Unidas (COP28) que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

No X (antigo Twitter), Lula afirmou que foram discutidos temas como, Novo PAC, avanços na economia, proteção do meio ambiente e a presidência no G20.

Vale lembrar que o encontro entre os dois governos ocorre após oito anos e a perspectiva é de que os laços dos dois países sejam reforçados.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial brasileiro no mundo, depois da China, Estados Unidos e Argentina.

Mais de mil empresas da Alemanha atuam em solo brasileiro, entre elas Volkswagen, Mercedes-Benz, Siemens e Basf.

RELACIONADAS

+ Lula diz que não vai ser possível repetir ‘luxo e riqueza’ em COP30, no Pará

+ Na Alemanha, presidente Lula negocia ampliação de investimentos

+ Lula sobre Mercosul-UE: ‘se não tem acordo, vai ficar patenteado de quem é a culpa’

Encontro de Lula com Olaf Scholz

Na tarde desta segunda-feira (4), o presidente brasileiro vai almoçar com o primeiro-ministro Olaf Scholz e permanecerá na Alemanha até terça-feira (5).

Devem ser assinados cerca de 20 acordos bilaterais, relativos ao meio ambiente, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, entre outros.