O presidente Lula (PT) se manifestou na tarde desta quarta-feira (26) sobre a mobilização do exército da Bolívia.  “Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. O golpe nunca deu certo”, afirmou.

Militares das Forças Armadas da Bolívia tentam dar um golpe de Estado no país nesta quarta-feira. Eles tomaram a praça em La Paz, onde fica o palácio presidencial, liderados por um general destituído do cargo na terça-feira (25).

Nota oficial

Após reunião de Lula com o chanceler Mauro Vieira e o assessor da Presidência para assuntos internacionais Celso Amorim, o Itamaraty emitiu nota oficial condenando o que chamou de “clara ameaça ao Estado democrático de direito”.

Leia a nota na íntegra

O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins, Rondônia, Brasil e mundo. Informações com credibilidade para você.