O presidente da Repúiblica, Luiz Inácio Lula da Silva repudiou a guerra no Oriente Médio. Ele destacou que os líderes políticos não podem se alarmar diante desse “massacre interminável”.

Além disso, o presidente ressaltou que a cessação de conflitos e a paz na região são prioridades globais.

“O cessar-fogo e a paz na região devem ser prioridades na agenda internacional. Todos os nossos esforços devem estar comprometidos com a garantia da libertação dos reféns israelenses e no fim dos ataques à Faixa de Gaza”, disse Lula.

Lula também aformou que o governo de Israel está intencionalmente impedindo o progresso do processo de paz e o estabelecimento de um cessar-fogo no Oriente Médio.

“O governo de Israel segue sabotando o processo de paz e o cessar-fogo no Oriente Médio. O mais recente ataque promovido na Faixa de Gaza vitimando centenas de inocentes é inadmissível”.

Lula também destacou a grave situação humanitária e criticou a contínua punição coletiva do povo palestino.

Ele mencionou ainda que que dezenas de milhares foram mortos em ataques desde o ano passado, inclusive em áreas humanitárias protegidas.

Guerra no Oriente Médio

O conflito entre Israel e Hamas teve novos capítulos após um ataque israelense na área de Al-Mawasi, em Gaza, que resultou em dezenas de mortes.

No sábado (13), um ataque israelense na área de Khan Younis, em Gaza, matou pelo menos 90 palestinos e feriu cerca de 300 pessoas, segundo as autoridades de saúde locais.

Além disso, quase toda a população de Gaza foi deslocada com a nova ofensiva israelense, após militares ordenarem que eles deixassem a região.

As negociações para um cessar-fogo estão sendo discutidas há meses, mas após o novo ataque o acordo parece distante.

A guerra entre Israel e Hamas, também conhecida como conflito Israel-Gaza ou conflito israelo-palestino de 2023, começou em 7 de outubro após vários grupos militantes palestinos coordenarem um ataque terrorista contra cidades israelenses.

Lula sobre Trump

O presidente defendeu nesta segunda-feira (15) a condenação de atos semelhantes ao ocorrido com Donald Trump no último final de semana.

Lula afirmou que é necessário condenar qualquer ato semelhante ao ocorrido com Trump nos Estados Unidos.

Ele tambem defendeu que atos de violência contra pessoas devido a discordâncias políticas são prejudiciais à democracia.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.