O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se vacinar, nesta segunda-feira (27), com a vacina bivalente da Covid-19.
A imunização do presidente vai ocorrer durante o evento de lançamento do programa Mobilização Nacional pela Vacinação no Centro de Saúde nº 1 do Guará, região administrativa do Distrito Federal (DF).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A confirmação da vacinação de Lula foi feita pelas redes sociais oficiais do Palácio do Planalto. Confira o tweet abaixo:
Lula nas redes sociais
Lula se manifestou em suas redes sociais sobre o lançamento do programa com a ministra da Saúde, Nisia Trindade, nesta terça-feira (27).
O presidente ainda criticou a média de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações de 2021.
Em publicação nas redes sociais, segundo Lula, a situação é “preocupante”:
RELACIONADAS
+ Brasil inicia imunização bivalente contra Covid-19 nesta segunda
+ Covid-19: Manaus terá 75 pontos de vacinação nesta semana
Mobilização Nacional pela Vacinação
O programa focado na retomada das altas coberturas vacinais começou antes desta terça (28).
No Carnaval, um dos símbolos da imunização no Brasil, o Zé Gotinha, abriu o desfile das campeãs da Sapucaí no último sábado (25), marcando o início do Movimento Nacional pela Vacinação.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhou o desfile e postou em suas redes sociais sobre o evento.
Nesta primeira etapa, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país.
Terão prioridade os trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 70 anos, gestantes e puérperas, pacientes imunocomprometidos e pessoas com deficiência.
Também ganham destaque as pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP), povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira fase, 52 milhões de pessoas serão vacinadas.
Além da vacinação com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos e pessoas com deficiência.
Segundo o Ministério da Saúde, o cronograma também prevê a intensificação na campanha de Influenza, em abril, antes da chegada do inverno.
Em maio, haverá ação de vacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.
Segundo a Fiocruz, a cobertura vacinal do Brasil está abaixo da meta em relação a todos os imunizantes e o programa visa retomar os altos percentuais de proteção.
Confira abaixo a taxa de vacinação em 2022 para diferentes vacinas: