O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embarca para a China na próxima terça-feira (11) acompanhado de empresários ligados ao agronegócio, parlamentares e ministros.

A lista ainda não foi divulgada pelo Palácio do Itamaraty.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Confira a agenda do presidente abaixo:

  • 11/04: saída do Brasil
  • 12/04: desembarque em Xangai
  • 13/04: posse da Dilma no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), banco do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e reuniões com autoridades.
  • 14/04: desembarque em Pequim: vai se encontra com o presidente da China, Xi Jinping e o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Na saída da capital chinesa, Lula fará uma conexão nos Emirados Árabes. Deve dormir por lá e chegar ao Brasil no domingo (16).

A viagem que havia sido inicialmente marcada para 26 a 29 de março teve de ser adiada devido ao diagnóstico de broncopneumonia do presidente.

A China é uma das principais parceiras comerciais do Brasil desde 2009 e a expectativa acerca do encontro é grande, contando com a assinatura de acordos e aumento do investimento chinês no Brasil.

O embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty havia afirmado anteriormente que já haviam cerca de 20 acordos prontos para assinatura entre os dois países.

Esses acordos tratam temas como saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia.

Outros temas a serem explorados no encontro são a guerra da Rússia e Ucrânia e a criação de um comércio de crédito de carbono entre os dois países.

RELACIONADAS

+ Presidente Lula remarca viagem para a China para 11 de abril

+ Lula adia viagem que faria à China por orientações médicas

+ Viagem para China adiada, presidente Lula está com pneumonia leve

Primeira viagem de Lula depois dos 100 dias

A viagem para a China será a primeira do presidente Lula depois de completar 100 dias de governo, no dia 10 de abril.

No entanto, Lula já fez outras diversas viagens no país e também três viagens para o exterior.

Em janeiro, o presidente viajou para a Argentina e para o Uruguai. Já em fevereiro, Lula se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington.