O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende deixar as viagens um pouco de lado em 2024 e visitar prefeitos e governadores do Brasil.

A declaração foi dada pelo Chefe do Executivo nesta terça-feira (5), durante o programa “Conversa com o Presidente”.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Lula retorna ao Brasil ainda nesta terça (5) após visitar a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos – onde participou da COP28 – e Alemanha.

“Essa é a minha última viagem para o exterior. O ano que vem eu tenho duas viagens que eu quero fazer: uma é para a reunião da União Africana, na Etiópia, e a outra é na Guiana, uma reunião da Caricom. O restante dos 365 dias, se preparem, porque eu vou visitar o Brasil”, disse.

De acordo com o petista, ele quer conversar com o povo brasileiro, e chefes de Estado. “Porque estou preocupado em cuidar da democracia, da relação humana, de uma coisa chamada carinho e respeito. Esse Brasil vai ter que voltar a ser o país do respeito”, destacou.

O presidente, já havia afirmado há alguns deputados que queria intensificar as viagens pelo Brasil, mas que pode diminuir o ritmo quando a campanha das eleições municipais começar.

Deputados e senadores devem ser convidados pelo petista para cumprir agendas pelo país.

RELACIONADAS

+ Ao lado de ministros, Lula faz live sobre acordos e negociações no exterior

Lula vai insistir em acordo entre Mercosul e União Europeia

Na Alemanha, Lula assina Declaração Conjunta de Intenções