O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (7) ao Paraguai para participar da 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

A ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, que nunca se encontrou pessoalmente com Lula, já gerou polêmica no evento. Eles são rivais políticos.

Milei participa de um evento conservador em Santa Catarina ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares do Partido Liberal.

Em nota, o Itamaraty lamentou a falta do presidente argentino, mas afirmou que isso não diminui a importância do encontro do Mercosul.

Segundo o Itamaraty, a cúpula abordará temas importantes como o ingresso da Bolívia, a participação da sociedade civil dos países no Mercosul e medidas para aprimorar o comércio dentro do bloco.

Lula na Bolívia

Na terça-feira, dia 9, Lula irá à Bolívia. Há 10 dias, o país enfrentou uma tentativa de golpe de Estado.

Lula tem reuniões programadas com o presidente Luis Arce, que teria sido deposto do poder caso o golpe tivesse avançado.

Conflito

Militares das Forças Armadas da Bolívia tentaram dar um golpe de Estado no dia 26 de junho, liderados por um general destituído no dia anterior.

Eles tomaram a praça em La Paz onde fica o palácio presidencial. O presidente boliviano Luis Arce denunciou previamente a “mobilização irregular” de unidades do Exército do país.

Lula, quando soube da notícia, afirmou: “A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia, reafirmando nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão.”

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.