O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Parintins, no Amazonas, na manhã desta sexta-feira (4), para a primeira agenda de uma viagem de seis dias pelo Norte do país.
Lula fica na região até a próxima quinta-feira (10), devido a Cúpula da Amazônia em Belém (PA), antes de voltar a Brasília.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Essa será a primeira vez em 45 anos que todos os países que abrigam a floresta tropical durante a Cúpula da Amazônia se reúnem. O objetivo é organizar uma proposta comum a ser apresentada aos principais fóruns internacionais que tratam da preservação do meio ambiente e das consequências das mudanças climáticas.
Lula tem diversos compromissos nos estados da Amazônia nos próximos dias, e deve visitar também Santarém e Belém.
Agenda de Lula no Norte
O primeiro compromisso programado do mandatário é o anúncio de retomada do programa Luz Para Todos, na Praça Digital de Parintins. O evento ocorre às 11h no horário local (12h em Brasília).
Segundo o governo federal, o programa tem como objetivo garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal.
Também será anunciada a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica.
Próximos dias
Na próxima segunda-feira (7), o presidente e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inauguram a Infovia 01, em Santarém (PA), que deve levar conectividade para cerca de 3 milhões de brasileiros. A programação está prevista para começar às 10h, no horário de Brasília.
A Infovia 01 faz parte do programa Norte Conectado e está ligando Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos.
O Programa conta, no total, com oito infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
No mesmo local,o presidente também visita o Navio Hospital Escola Abaré, que realiza atendimento clínico e odontológico em comunidades ribeirinhas do rio Tapajós.
RELACIONADAS
+ Lula libera R$ 140 mi para atuação de exército em terras indígenas
+ Troca no Turismo será definida após viagem de Lula para a Europa
+ Lula envia recado: pragmatismo vai prevalecer nas escolhas para STF
+ Norte Política: a oportunidade de David Almeida com Lula em Brasília
Já na terça-feira (8), o presidente Lula recebe líderes dos oito países amazônicos (além de outros convidados) para uma reunião em Belém.
Na cúpula, os países deverão atualizar o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), que foi assinado em Brasília em 1978 e prevê ações conjuntas para equilibrar a proteção da floresta com o desenvolvimento econômico.
A maioria vai enviar seus chefes de Estado, mas Suriname e Equador, por questões de política interna, deverão ser representados por ministros. Os demais países amazônicos são Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela.