Desde o início do ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o terceiro mandato, ele prioriza fazer viagens para o Nordeste.

A região é a única onde o petista venceu Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do ano passado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República triunfam no Nordeste com percentuais mais altos.

Nas eleições presidenciais de 2022, Lula teve 69,34% dos votos válidos na região, contra 30,66% de Bolsonaro no segundo turno.

Ao todo, o atual presidente fez 22 viagens oficiais pelo Brasil. Dessas, Oito foram ao Nordeste,

Os estados visitado por ele foram, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba e Pernambuco.

Com exceção de Bahia e Ceará, onde Lula esteve em duas oportunidades, o petista visitou os demais estados pelo menos uma vez desde janeiro.

Além disso, de janeiro a junho, ele esteve na região do Sudeste 10 vezes, mas apenas só foi a dois estados: São Paulo (8) e Rio de Janeiro (2).

Ao longo dos últimos meses, o petista tem buscado ampliar o número de viagens pelo país, com o intuito de criar uma rotina de entregas de ações e obras federais em parceria com estados e municípios.

Além da entrega de obras, Lula também tem retomado programas sociais que marcaram gestões petistas, como o Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular, bem como ações de incentivo à cultura, de socorro a indígenas e agendas institucionais.

RELACIONADAS

+ Pesquisa mostra que governo Lula é aprovado por 37% e reprovado por 28%

+ Lula visita cidade da Bahia onde Bolsonaro venceu eleição em 2022

+ Cúpula sobre pacto financeiro: Lula e Macron se reúnem neste mês em Paris