Em alusão ao Maio Laranja, acontece nesta sexta-feira, dia 17, no Centro de Boa Vista-RR, uma blitz de sensibilização sobre a importância do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A atividade terá início às 9 horas, no semáforo da praça do Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima.

A programação faz parte as ações do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo do qual a Sesau faz parte.

“Essa é uma ação de agenda partilhada do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, juntamente com outras instituições governamentais e não governamentais”, informou a analista da área técnica da Saúde dos Povos Indígenas da Sesau, Maria Cruz.

Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Estado notificou 884 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, no período de 2022 a 2023.

Os dados também mostraram que 76% de crianças e adolescentes do período observado, são residentes de Boa Vista, seguidos pelos municípios de Uiramutã (7,9%), Bonfim (4,4%) e Rorainópolis (4,03%). Em relação ao sexo, 92% dos casos de violência sexual ocorreram contra meninas.

“A Sesau também sugeriu aos demais municípios que também realizassem ações conjuntas em seus territórios, informando a importância do alerta contra esse crime que tanto acomete as nossas crianças e adolescentes no Estado”, frisou Maria. 

Campanha Maio Laranja

Maio laranja - Foto: Secom/RR
Maio laranja – Foto: Secom/RR

A campanha “Maio Laranja” visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo como “Dia D” o dia 18 de maio.

A data foi escolhida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em razão do brutal assassinato de Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos.