Nesta sexta-feira (7), Boa Vista receberá uma equipe do Guinness Book para avaliar a “maior paçoca do mundo“. O objetivo é bater o próprio recorde e garantir mais uma vez o título oficial.
O Guinness exige alguns critérios na sua avaliação: qualidade, peso e distribuição. Um chefe atestará a autenticidade tradicional do prato, enquanto uma nutricionista verificará a higienização e o valor nutricional.
Além de pesar a paçoca, a equipe do Guinness analisará a distribuição do alimento para a população. Para garantir o certificado, não pode haver desperdício.
A tradição da Boa Vista Junina
A paçoca, diferente daquela doce, feita com amendoim, muito conhecida no resto do Brasil, é prato típico de Roraima com origem indígena.
A “maior paçoca do mundo” conta com quase três toneladas de carne seca e 520 kg de farinha de mandioca e será servida gratuitamente ao público amanhã, durante o Boa Vista Junina 2024.
A produção, que envolve 15 pessoas, tem acompanhamento de dois chefes de cozinha.
Eles registram cada etapa em fotos e vídeos. Os registros e um relatório final serão avaliados pelo representante oficial do Guinness.
Ao todo, esse ano, são 2.800 kg de carne, 520 kg de farinha amarela, 170 kg de cebola, 42 kg de manteiga e 1.400 kg de banana usados para produzir a paçoca.