Nos últimos cinco meses, os agricultores familiares do Amazonas receberam 35 mil e 100 mudas, sendo 21.450 de café e 13.650 de citros, entre laranja e limão doadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O objetivo é fortalecer a sustentabilidade econômica das comunidades rurais.

A ação que beneficia 715 produtores rurais com mudas de café e 455 agricultores com mudas de citros é uma parceria entre a Sepror, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e a Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS).

Cada produtor recebe kits contendo mudas de café e citros, além de receber orientações de profissionais para desenvolverem de maneira sustentável suas plantações.

Beneficiados com as mudas

Os irmãos Edson Duarte de Lima e Maria Elane Duarte Lima são produtores rurais do município de Iranduba e acompanham o crescimento de suas plantações após serem beneficiados com as mudas.

“O projeto já está dando certo, esse plantio não tem nem dois anos. Esse incentivo é ótimo e espero que continue ajudando outros produtores”, disse Edson, que também trabalha com piscicultura e avicultura.

Maria Elane se vê positiva com a produção e pretende fazer planos com a futura colheita.

“A minha expectativa é grande, é ter fé que tudo vai dar certo quando chegar a época da produção, que seja uma boa produção e possamos lucrar para investir mais”.

Foram doadas 13.650 mudas de citros, entre laranja e limão – Foto: Isaac Maia/Sepror

Quem também tem sido beneficiado com esse projeto do Governo do Amazonas, é o agricultor Josué Pessoa. O produtor rural iniciou o plantio de suas mudas em fevereiro de 2022.

“Esse projeto trouxe esperança e mostrou que o produtor não está desamparado. Minhas mudas já estão com dois anos e já têm frutos”, afirmou Josué.

Impacto econômico

O governo investiu R$ 407 mil na aquisição e distribuição das mudas. A expectativa é que cada produtor possa colher cerca de 10 mil frutos de laranja e 7 mil de limão nos próximos meses, o que deve impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

“Este ano, a ação já alcançou os municípios de Borba, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins, Guajará, Ipixuna, Canutama, Manicoré, e a zona rural de Manaus”, lembrou Daniel Borges, titular da Sepror.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.