O governo federal habilitou mais um grupo de famílias desalojadas no Rio Grande do Sul para receber o Auxílio Reconstrução. Desta vez, são 47.584 famílias de 47 municípios que poderão ter acesso ao benefício de R$ 5.100.
Com este novo lote, mais de 90 mil famílias atingidas pelas enchentes foram aprovadas até agora para receber o benefício.
As famílias agora precisam validar, no site do programa, os dados enviados pelas prefeituras. Cabe ao responsável de cada família, com a conta Gov.br, fazer a validação. Após a confirmação, a Caixa Econômica Federal receberá as informações e fará depósito na conta do beneficiário.
Dez mil famílias ainda não validaram dados
No primeiro lote, das 44.592 famílias aprovadas, 34.196 validaram as informações e garantiram o direito ao recurso. A Caixa fez os primeiros pagamentos nessa quinta-feira (30).
De acordo com o ministro da Integração Regional, Waldez Góes, “é importante que as famílias validem os dados o mais rápido possível, para que tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida”, afirmou.
O ministro também explicou que o trabalho das prefeituras deve ser contínuo. “Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso o mais rápido possível e agradeceu o empenho da Dataprev e da Caixa Econômica Federal”, avaliou Waldez Góes.
Ações em números
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já aprovou até agora, R$ 336,6 milhões para atender 214 municípios. Além disso, aprovou 456 planos de trabalho.
O total de mortes registradas atá agora é 169. Há ainda 45 pessoas desaparecidas, 581.638 desalojadas e 45.651 em abrigos.
O número de resgate de animais chegou a 12.527.
O ministério também começou a receber planos de trabalho para a reconstrução das áreas destruídas pelo desastre climatológico. Até agora, 46 planos de reconstrução estão em análise pelo ministério.
* Com informações da Agência Brasil