Mais de 20 mil pessoas ainda não procuraram postos de saúde em Manaus para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

De acordo com a Semsa, o número total de pessoas que já passaram do intervalo da segunda dose totalizam 20.575 pessoas, sendo 11.848 da CoronaVac e 8.727 da AstraZeneca.

O grupo de faixa etária a partir de 50 anos chega a um total de 6.305 de pessoas que já passaram 84 dias e deixaram de tomar a segunda dose da AstraZeneca. Em relação a segunda dose de CoronaVac, os grupos com os maiores números de pessoas que passaram dos 28 dias são também os de faixa etária a partir de 50 anos e chegam a 6.287 ausentes. Da parte de trabalhadores da saúde, os “faltosos” chegam a 3.389 e os de comorbidades são 1.580 pessoas.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, considera que a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus registra avanços, mas que é possível melhorar ainda mais o desempenho.

“Nossa cidade foi uma das primeiras a alcançar todos os públicos que o Ministério da Saúde definiu no Plano Nacional de Imunização, mas podemos ir além. Nossa estrutura e equipes já deram provas de que Manaus tem uma das melhores – senão a melhor – estratégia para vacinação, sob a orientação do prefeito David Almeida. Só precisamos que a população busque nossos postos para se vacinar e, assim, conseguiremos sair dessa situação de pandemia”, destacou.