Desde o início da pandemia o Amazonas registrou 19.444 crianças até 9 anos de idade com a Covid-19. O número foi contabilizado até 21 de dezembro de 2021. Os dados são Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponíveis no painel de monitoramento da Covid-19 no Estado.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou nesta terça-feira, 12, que desde o início da pandemia até 9 de novembro do ano passado a doença provocou a morte de três crianças, entre 5 e 11 anos de idade.

Os dados da FVS-RCP também mostram que somente em Manaus, até o último dia 21 de dezembro, 5.261 crianças menores de 5 anos e de 5 anos até 9 anos de idade foram infectadas com o vírus. Nesta mesma faixa etária, o Estado registrou 19.444 casos de Covid-19. Segundo dados do painel de monitoramento, 69 crianças perderam a vida por conta do agravamento do coronavírus.

As mortes vitimaram crianças que tinham comorbidades, como problema renal, asma, diabetes e hematológicas. 

Cerca de 1.141 crianças dessa faixa etária ficaram hospitalizadas por conta de complicações da doença.

Manaus é a campeã de crianças infectadas na pandemia, seguida pelos municípios Ipixuna, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Maraã e Itacoatiara. 

_________________________________

RELACIONADAS

No Pará, mais de 16 mil crianças de 5 a 11 anos tiveram Covid-19

Vacinação contra Covid-19 em crianças no Amazonas será por grupos prioritários

Em Manaus, vacinação contra Covid-19 em crianças deve começar assim que chegarem os imunizantes, diz Prefeitura

_________________________________

O que dizem os especialistas

Para os especialistas, com o avanço da Ômicron no Amazonas, as medidas de prevenção devem ser redobradas, principalmente com os pequenos. 

“Os cuidados de prevenção têm que ser aumentados nesta faixa etária não vacinada, porque elas (crianças) vão estar expostas ao lado de adultos que estão circulando com a nova cepa e que têm previamente o fator vacina, algo que essa faixa etária (menos de 12 anos]) não tem. Esse é o momento que precisamos ter mais cuidado e evitar expor as crianças, e um cuidado fundamental para isso é o uso de máscaras. Qualquer adulto com sintomas de síndrome respiratória tem que manter o distanciamento das crianças, lembrando que elas não estão vacinadas”, alertou a médica infectologista Ana Galdina.

O infectologista Marcus Guerra lembrou que por conta da grande facilidade de infecção dessa faixa etária, a imunização foi liberada. “O coronavírus passa a ter mais facilidade para infectar e produzir doença naqueles não protegidos por imunização (no caso das crianças), que por motivo de segurança”. Ele enfatizou ainda que as crianças na faixa etária de 5 a 11 anos serão as próximas a serem vacinadas.

Dados no Brasil

Segundo dados da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), o País registrou 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. 

Os Estados que mais registram mortes de crianças até os 9 anos de idade são: São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

____________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

image