O Governo Federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”, em todo o país.

Banner Obras Acre 300x225

As provas seriam aplicadas neste domingo, 5. O adiamento estava sendo avaliado pela equipe ministerial do governo, diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas que assolam a região.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, cuja pasta está à frente na organização do concurso, chegou a consultar o advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre as providências jurídicas que podem ser tomadas sobre o caso.

Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos — Foto: Brenno Carvalho  Agência O Globo
Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos — Foto: Brenno Carvalho Agência O Globo

Em Roraima, 22.947 pessoas tiveram as inscrições confirmadas para a prova. O servidor público Aerton Batista, que se prepara há meses para o exame, entendeu o adiamento como prudente, em relação à causa, e um tempo a mais para os estudos.

“Tendo em vista as fortes chuvas e transtornos que estão passando a população do RS, achei prudente a posição do governo federal. Esse é um momento de termos compaixão com as vítimas dessa tragédia. Teremos um maior tempo para estudar e estarmos melhor preparados para quando houver a confirmação da nova data”, contou.

Como funciona o Concurso Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado selecionará candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisa.

Há vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior. As carreiras estão divididas em oito blocos temáticos.

No ato da inscrição, o candidato escolhia um dos blocos e indicava sua ordem de preferência entre as carreiras daquela opção, assim como os estudantes indicam a ordem de preferência das universidades.

A prova conta com perguntas objetivas, comuns a todos os candidatos, e objetivas e dissertativas específicas do bloco escolhido.

Fonte: CNN